Matricule-se agora

Curso de pós-graduação Lato Sensu. Aprenda a advogar com o Direito Bancário com segurança e habilidade para obter excelentes resultados na redução de dívidas, mesmo sem ter experiência na área.

Sobre o curso

Trata-se de um curso de pós-graduação Lato Sensu que proporciona o passo a passo para a prática da advocacia em Direito Bancário. O curso ensina desde o atendimento ao cliente com proposição de estratégias adequadas a cada caso, passando pelo estudo das principais espécies de contratos bancários até técnicas de negociação eficazes para reduzir significativamente o valor da dívida.


É uma proposta de especialização profissionalizante a qual permite que o pós-graduando aprenda a advogar com o Direito Bancário com segurança e habilidade para obter excelentes resultados na redução de dívidas, mesmo sem ter experiência na área.

Objetivos

O curso tem como objetivo capacitar o profissional da área jurídica para advogar com o Direito Bancário, proporcionando o domínio das técnicas de negociação em contratos bancários e o conhecimento necessário para que o profissional da área jurídica obtenha os melhores resultados na redução das dívidas de seus clientes.

Para quem é o curso?

Profissionais do Direito que:

querem aprender o passo a passo para advogar com o Direito Bancário e incluir esse novo segmento de atuação em seu escritório;

já atuam com o Direito Bancário, mas querem se atualizar e se especializar no nicho das dívidas bancárias, de forma obter resultados mais rentáveis;

querem aprender novas maneiras de criar produtos jurídicos e oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

O curso não exige experiência prévia com o tema.

Requisitos para o ingresso

Poderão se inscrever neste curso de pós-graduação aqueles que já concluíram a graduação.


Os documentos necessários para a matrícula na pós-graduação são os seguintes:


• Cópia do diploma de graduação

• Cópia do RG e CPF


Caso o aluno ainda não tenha recebido o seu diploma de graduação é possível aceitar a Declaração da conclusão de curso, emitida com prazo de até 90 (noventa) dias.

O curso é dividido em 13 módulos, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) opcional.

Metodologia

Como ferramentas do ensino-aprendizagem serão utilizadas aulas online, síncronas e assíncronas, com interação entre alunos e professores de forma direta ou indireta, por meio de fóruns e discussão de casos concretos.


O curso é 100% online, ministrado em plataforma virtual de aprendizagem e inclui diversas atividades relacionadas ao tema, resoluções de casos concretos, discussões e análises de situações recorrentes na prática, de forma a proporcionar um ensino realmente aplicado.

Conheça o conteúdo programático

MÓDULO 1
Os pressupostos do método


1.1 Reflexões essenciais

1.2 Integração estratégica da tríade da advocacia bancária

MÓDULO 3
Séries temporais, espécies de contratos e garantias contratuais


3.1 Séries temporais

3.2 Espécies de contratos bancários

3.3 Espécies de garantias contratuais

MÓDULO 5
Busca e apreensão


5.1 Introdução

5.2 Aspectos de direito material

5.3 Principais pontos de direito processual

5.4 Demais pontos de direito processual

MÓDULO 7
RMC, Fraude e Superendividamento


7.1 RMC e Fraude

7.1.1 Fundamentação teórica

7.1.2 Ilustração de alguns julgados

7.2 Superendividamento

7.2.1 Direito Material

7.2.1 Direito Processual

MÓDULO 9

Negociação


9.1 A dinâmica da negociação bancária

9.2 Preparação do processo negocial

9.3 Registrato - informações reportadas pelo Banco Central

9.4 Fixando as bases da negociação

9.5 As “janelas de oportunidade”

MÓDULO 11

Temas práticos de Direito Bancário


Aulas práticas com professores convidados renomados e autoridades na área.

MÓDULO 2
Atendimento ao cliente


2.1 Triagem inicial

2.2 Avaliação prévia

2.3 Coleta de detalhes adicionais

2.4 Entrevista técnica – Consulta ou reunião

2.5 Definição da estratégia

2.6 Precificação

MÓDULO 4
Juros abusivos


4.1 Introdução

4.2 Histórico

4.3 Entendimento atual

MÓDULO 6
Alienação fiduciária de bens imóveis – Lei 9.514/97


6.1 Introdução

6.2 Definições legais e normalidade contratual

6.3 Procedimento extrajudicial de execução da garantia

MÓDULO 8
Dívidas pessoa física e jurídica


8.1 Ação revisional

8.2 Defesa judicial

8.3 Planilhas de cálculo

8.4 Estratégias processuais

MÓDULO 10
Fechamento de contratos


10.1 A negociação de serviços jurídicos

10.2 Estrutura da negociação

10.3 Lidando com objeções

10.4 Técnicas de fechamento

MÓDULO 12
Academia de Direito Bancário


Módulo destinado ao debate, estudos de caso e mentorias em grupo.

MÓDULO 13 (Opcional)

Trabalho de conclusão de curso


Elaboração de artigo científico. Este módulo poderá ser contratado como adicional ao curso, caso o aluno se interesse por desenvolver habilidades de escrita, criar oportunidades para a carreira docente ou para o mestrado, publicar o artigo ou utilizá-lo como uma referência em sua vida profissional e, ainda, utilizar como título em concursos públicos que exigem tal requisito para pontuar.


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na elaboração de um artigo, envolvendo temas afins à advocacia em dívidas bancárias, podendo ser selecionado para publicação no blog do IbiJus ou direcionado para a submissão em congressos ou revistas científicas.


O TCC não é mais obrigatório para a concessão do título de especialista, segundo as diretrizes do MEC, mas pode ser uma excelente oportunidade de crescimento ao pós-graduando.

Baixe o programa do curso

Preencha o formulário para receber todas as informações referentes ao curso.

Atividades complementares e material de estudo

Para cada módulo será disponibilizado material de estudo e atividades a serem realizadas pelo aluno para integralização da carga horária respectiva.

Carga horária do curso

O curso possui 360 horas abrangendo aulas e atividades a serem desenvolvidas pelo aluno.


Havendo opção pela realização do TCC, já que ele não é obrigatório, serão acrescidas mais 20 horas referentes a este módulo.

Corpo docente

Os professores do curso são profissionais com sólida experiência na advocacia em dívidas bancárias.

Márcio Vieira


Mestre em Direito. LLM Direito dos Negócios. Especialista em Processo Civil. Advogado com mais de 20 anos de experiência em contencioso e processos de negociação de direito bancário, sendo 5 anos como gestor de departamento jurídico de banco.

Rafael Corte Mello


Mestre em Direito. Especialista em processo civil. Advogado atuante com negócios e Direito Imobiliário há mais de 20 anos. Diretor da Corte Mello Advocacia. Professor Universitário desde 2007.

Alexandre Jaureguy de Almeida


Formado em Direito; Advogado Corporativo - Sócio do Almeida Charão Assessoria Jurídica e Empresarial; Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Mestre em Gestão de Negócios pela Unisinos; Mestre em Administração pela Univesidade de Potiers, na França.

Luiz Marcelo Berger


Bacharel em direito PUCR. MBA - EPGE / FGV. Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS. Visiting Scholar / Researcher Boalt Hall School of Law, UC Berkeley. Professor e pesquisador dos Cursos de Pós Graduação Unisinos e FGV Management.

Inara de Pinho


Advogada atuante com negócios digitais e privacidade de dados. Diretora jurídica e coordenadora de cursos no IbiJus. Professora na PUC Minas em nível de pós-graduação. Mestre e especialista em Direito Ambiental. Mais de 20 anos de carreira construída a partir da advocacia empreendedora e na docência do ensino superior.

Método de avaliação do curso

Ao longo do curso as atividades avaliativas serão explicadas e orientadas pelo professor do módulo.


São duas opções de avaliação final:


1ª opção: Prova de conhecimentos abrangendo conteúdo de todos os módulos, a ser realizada após o término do estudo, não inferior ao período de 6 meses e máximo de 12 meses.



2ª opção: Entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (caso seja contratado pelo aluno)

Certificação

Cumpridos todos os requisitos e atividades do curso, bem como, sendo aprovado na avaliação final, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia em dívidas bancárias, conferindo-lhe o título de especialista.


O certificado será emitido pela Faculdade Focus, visto que o Instituto Brasileiro de Direito é um polo da Faculdade Focus, credenciada pelo MEC, para ministrar o curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia em dívidas bancárias.

Investimento

R$ 3.497,00 à vista ou

até 12x R$ 340,71

no cartão de crédito

Matricule-se agora

 *Juros de 2,49% a.m.

Depoimentos de alunos

Veja o que os alunos tem a dizer sobre a experiência que tiveram com o conteúdo e os professores do curso:

Risco zero!

Se até 7 dias, a partir da compra, você não se sentir satisfeito com o aprendizado, você pode solicitar o reembolso do seu pagamento.


Basta nos enviar um e-mail relatando o motivo da sua insatisfação que o valor da sua inscrição será devolvido integralmente e sem complicação!

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre a pós-graduação e o curso avançado?


Carga horária: A pós-graduação possui uma carga horária superior ao curso avançado, contendo módulos adicionais, sendo 360 horas de carga horária total, abrangendo aulas e atividades aplicadas ao conteúdo de cada módulo.


Avaliação: Há uma atividade avaliativa ao final do curso, devendo o aluno obter, no mínimo, 70% de aproveitamento para ser aprovado.


Certificado de especialista em Advocacia em dívidas bancárias: Após o cumprimento de todos os requisitos do curso, será conferido ao aluno o certificado de conclusão do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia em Dívidas Bancárias.

No certificado constará que a pós foi online?


O certificado atesta que o aluno concluiu o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia em dívidas bancárias, conferindo ao aluno o título de especialista. Não há menção de que o curso foi realizado online. No verso do certificado constará os módulos cursados e a nota/aproveitamento do aluno.

Qual é a duração da pós?


A pós-graduação possui um prazo mínimo de 6 meses e máximo de 12 meses, visto que cada aluno possui um ritmo diferente de estudo e disponibilidade para concluir as atividades. Mas, é possível concluir o curso a partir do período de 6 meses.

Como são feitas as avaliações?


Ao longo do curso as atividades avaliativas serão passadas pelos professores, a cada módulo realizado. Após concluir todos os módulos, o aluno realizará a avaliação final, composta por questões de múltipla escolha e abrangendo o conteúdo de todo o curso. Nesta avaliação final, o aluno deverá obter o mínimo de 70% de acertos para ser aprovado.

Quero fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como adquirir?


O módulo do TCC pode ser adquirido de forma adicional ao curso, visto que este módulo é opcional. O aluno precisa optar pelo TCC e entrega do artigo como forma de avaliação final, em formulário próprio, no prazo de até 7 dias após a matrícula. O formulário estará disponível na área do aluno.

Qual o prazo para conclusão da pós?


O prazo máximo para conclusão do curso é de 1 ano.

Clique no ícone do WhatsApp ou entre em contato através do número +55 31 9503-8926

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e fale conosco.

© Copyright | Todos os direitos reservados. IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito.

Política de privacidade | Grupo EducBr - CNPJ: 26.387.060/0001-00